segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Surpresa

"...tá tudo assim tão diferente. Se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar que tudo era pra sempre, sem saber que o 'pra sempre' sempre acaba..."

Eu era só risos ao ouvir "..mas a vida é uma caixinha de surpresas" e ver Joseph Climber persistir na vida. Um riso que perde a graça quando se trata da vida real.
Uma caixinha de surpresas. E surpresas nem sempre são agradáveis.
Primeiro o susto, depois a confusão de pensamentos e por fim, só então, a satisfação. Ou seria conformismo?!
É certo que a cada escolha deve haver uma renúncia. Não dá pra ter tudo ao mesmo tempo. Não se trata de acidente, é exatamente uma escolha. E para alcançá-la, deve-se abdicar de tantas outras. É possível que não se saiba exatamente o que se quer ou exatamente o que poderá acontecer, mas simples traços de um por vir nos dá a possibilidade de distinguir o bom do ruim, o certo do errado, o doce do salgado. Se você, no entanto, prefere um agridoce, aprenda a lidar com a simultaneidade dos opostos.
A vida é um aprendizado constante, estagnar é deixar de viver. Toda derrota corresponde a uma vitória. Geralmente constatamos a vitória alheia mediante nossa frustração pessoal. Todavia, ultrapassando os limites do óbvio, cabe a nós desvendar o mistério do omisso. Há inúmeras minúncias que talvez nos faça mais felizes do que as tão visadas condecorações, basta que saibamos valorizar as pequenas coisas da vida.
Certo dia um alguém, tão certo e tão errado, me disse, com toda sabedoria de um filósofo: "Prefiro morrer de pé que viver de joelhos". E, desde então, acredito que a vida nunca dá um tempo para que possamos ficar a lamentar. É preciso se refazer e seguir adiante, porque, segundo Luís Fernando Veríssimo, embora quem quase morreu ainda esteja vivo, quem quase vive já morreu.
O importante é persistir, talvez no equívoco, mas na busca incessante pela lucidez.



[apenas meras considerações.]

2 comentários:

Anônimo disse...

"Primeiro o susto, depois a confusão de pensamentos e por fim, só então, a satisfação. Ou seria conformismo?!"

Lindo o texto.. bem profundo!
Adorei.. pra variar!

Ei.. num esqce q eu te amo e to
aqui pro q precisar viu?

bjs

Lugar, palco das atividades humanas. disse...

"Lindo o texto.. bem profundo!
Adorei.. pra variar!"
Só num vou usar as palavras dela
pra falar o resto q ela deixou pq
axo q vc sabe!

beijo